Vitaminas e minerais para a saúde e crescimento da sua barba

A barba assumiu, ao longo da história humana, diversas significações. De símbolo religioso a ícone de rebeldia revolucionária, de sinal de sabedoria a sinônimo de dominância ou mesmo extravagância, a barba é, hoje, um elemento estético que parece ganhar cada vez mais terreno e popularidade.

Quer receber nossas novidades em seu e-mail? Cadastre em nossa lista de Lavitaminados.

E para manter a saúde, a beleza e o crescimento constante e uniforme da barba e dos cabelos, uma série de cuidados são necessários, como, por exemplo, a ingestão diária de boa quantidade de vitaminas e minerais.

A formação e desenvolvimento da barba ocorre a partir da puberdade, por meio da estimulação dos folículos capilares presentes no rosto por meio da testosterona, o hormônio sexual masculino, que também desempenha importante papel na quantidade e qualidade da barba ao longo de toda a vida adulta do indivíduo.

Assim como os demais pelos do corpo, os fios da barba são compostos em boa parte de queratina, a mesma substância que reveste, por exemplo, as unhas.

A queratina é uma proteína que garante resistência e elasticidade aos fios. Para que ela seja devidamente sintetizada, há a necessidade de que uma boa quantidade de nutrientes, como certas vitaminas e minerais, seja disponibilizada em nosso organismo.

Principais vitaminas e minerais para o crescimento da barba

Biotina (vitamina B7)

A Biotina auxilia na formação da queratina, possibilitando um crescimento mais rápido e vigoroso dos fios da barba e do cabelo e evitando a queda de cabelo. Ela também atua no metabolismo de diversos outros nutrientes, ajudando na hidratação da pele, do couro cabeludo, no fortalecimento das unhas e na melhora da circulação sanguínea.

Piroxidina (B6) 

Outra vitamina que exerce um importante papel no metabolismo celular é a Piroxidina, atuando na incorporação da cisteína, um aminoácido fundamental no processo de construção capilar. Pesquisas têm mostrado indícios da importância da vitamina B6 no auxílio à queda de cabelo e na alopecia, que é a perda de cabelo ou barba em apenas uma parte do corpo.  

Além de auxiliar no crescimento do cabelo e da barba, a piroxidina também atua de maneira importante para balancear o açúcar no sangue, para a movimentação e crescimento muscular, para a memória, produção de hemoglobina, manter o bom fluxo sanguíneo e outros benefícios.

Assim como as vitaminas B6 e B7, também existem minerais que ajudam no crescimento e fortalecimento da barba, como, por exemplo o zinco, o selênio e o cromo.A falta de zinco no organismo, por exemplo, pode causar a queda de cabelo, a má absorção de nutrientes no organismo, acnes, baixa imunidade e baixo desempenho do sistema neurológico.

O  cromo

Ajuda na regulação do organismo como um todo, principalmente no metabolismo das gorduras e dos carboidratos, estimulando a síntese dos ácidos graxos e do colesterol. Ele ajuda também na ação da insulina e no metabolismo da glicose. 

O selênio

É também outro mineral de extrema importância para o brilho e a força dos fios da barba e dos cabelos.

Além de uma dieta correta, com boa variedade de alimentos e boa disponibilidade de nutrientes, a adoção de certos hábitos como a prática de exercícios físicos e de um sono adequado, de 7 a 9 horas diárias, também ajudam no processo de crescimento e fortalecimento da barba.

Isso ocorre pois, quando nos exercitamos e dormimos de maneira adequada, nosso organismo tende a regular seus índices metabólicos e também a produzir o hormônio testosterona em quantidade adequadas, que é indispensável para a qualidade e quantidade dos fios da barba.

O abandono de maus hábitos, como o tabagismo e o consumo elevado de álcool, também é de primeira importância, já que estas práticas acabam por potencializar a eliminação dos nutrientes e minerais essenciais ao nosso organismo e também podem induzir o organismo a um descontrole hormonal, que por sua vez pode atrapalhar no crescimento da barba e influenciar na queda de cabelo.

Suplementos vitamínicos-minerais que auxiliam no crescimento da barba e reduzem a queda de cabelos

Existem no mercado, atualmente, produtos que fornecem boas doses diárias destas vitaminas e minerais essenciais ao crescimento e fortalecimento da barba e dos cabelos. Uma excelente opção é o Lavitan Mais Hair Men, um suplemento vitamínico-mineral desenvolvido especialmente para as necessidades masculinas.

Rico em biotina (B7), piroxidina (B6), zinco, selênio e cromo, Lavitan Mais Hair Men ajuda no combate à queda dos cabelos e auxilia na disponibilização dos nutrientes essenciais ao desenvolvimento dos fios, propiciando as condições ideias para uma barba robusta, espessa e cheia.

Lavitan Mais Hair Men é vendido em embalagens com 60 cápsulas e pode ser encontrado nas melhores farmácias e drogarias do país. Confira aqui onde encontrar o seu Lavitan Mais Hair Men!

Gostou do artigo? Avalie