Saiba quais as vitaminas para melhor a saúde do seu cabelo

Quem nunca acordou e, ao se deparar com um espelho, tomou um verdadeiro susto ao ver o estado dos cabelos? A cena parece familiar? Mas será que esses “tenebrosos” dias precisam mesmo se repetir?

Quer receber nossas novidades em seu e-mail? Cadastre em nossa lista de Lavitaminados.

Milagres não existem, isso é o primeiro passo a se ter claro em mente. No entanto, algumas dicas e truques ajudam (e muito!) a melhorar a saúde e a aparência dos fios.

Se você não é uma Rapunzel dos dias modernos e quer uma mãozinha para dar aquele trato nas madeixas, se liga nestas 8 valiosas dicas que são um verdadeiro arraso!

1. Atenção ao shampoo

Existem tantos shampoos no mercado que, escolher o produto ideal para os cabelos, parece uma tarefa impossível. Apesar da propaganda e dos alegados efeitos maravilhosos alardeados pelos quatro cantos, há quem defenda que os shampoos façam mais mal do que bem aos fios. E uma das principais alegações é que os shampoos acabam por retirar a oleosidade natural dos fios, principalmente por meio dos sulfatos presente em boa parte das fórmulas.

Na gringa, principalmente em decorrência do livro Manual da Garota Cacheada, de Lorraine Massey, pipocam movimentos que apregoam a diminuição low poo (pouco shampoo) e até mesmo o abandono do produto no poo (sem shampoo).

E aí, encara esse desafio?

2. Cuidado com o calor!

Deixar que os cabelos se sequem naturalmente é de longe a melhor opção. Evitar secadores e chapinha ajuda a evitar danos térmicos aos fios. No entanto, nem sempre a secagem ao natural é uma opção, ainda mais naqueles dias em que você acorda MEGA atrasada e mesmo assim lavar ou não o cabelo não está em discussão…. Nestes casos, o ideal é manter o secador o mais longe possível, de 15 a 20 centímetros no mínimo, evitando-se assim o calor excessivo. Existem também produtos que prometem garantir essa proteção térmica.

3. Pelo de javali?

Sim, há escovas para os cabelos com cerdas naturais, que optam por materiais naturais um tanto inusitados, como o pelo de javali, por exemplo. Há quem defenda esse tipo de cerdas ajuda a melhor distribuir os óleos naturais da cabeleira, o que melhora a saúde dos fios. As cerdas macias também ajudam a massagear o couro cabeludo, sendo bem menos ríspidas que as cerdas de nylon.

4. Nutrição de dentro para fora

De nada adianta uma rotina de cuidados com os fios apenas de fora para dentro. A saúde das madeixas começa bem antes, vem de dentro para fora, e está intimamente ligada ao que ingerimos. Uma alimentação balanceada e rica em gorduras boas, como o ômega 3, por exemplo, bem como em vitaminas B6 (Piroxidina), B7 (Biotina), cromo, selênio e zinco também podem ajudar a manter a saúde dos cabelos. Para quem busca um excelente suplemento vitamínico-mineral para dar aquela forcinha extra não apenas para os fios, mas também para as unhas, Lavitan Hair Cabelos e Unhas é a dica do momento!

5. Inove no penteado

Por mais que você ame o seu estilo e o jeito do seu cabelo, usar sempre o mesmo penteado pode ser prejudicial para a saúde dos fios, principalmente se o look é composto de tranças e coques apertadérrimos! Isso ocorre porque a repetição pode, ao longo do tempo, danificar mecanicamente os fios, tornando-os mais quebradiços e também aumentar o indesejável efeito frizz. Aproveita a oportunidade para estimular o seu lado criativo e testar novos e fascinantes looks!

6. Cuidados com o cabelo molhado

Se você é daquelas que mal sai do banho e já mete a escova ou pente no cabelo, cuidado! Os fios molhados são mais vulneráveis do que os secos e, quando eles estão molhados e muitas vezes embaraçados, a tendência é que exerçamos mais força neles do que o necessário para colocá-los no lugar. Se você não aguenta esperar, o jeito é ser gentil e cuidadosa, dando sempre preferência para pentes e escovas com dentes retos e espaçados, o que ajuda a reduzir possíveis danos.

7. Enxague o cabelo com água fria

Após lavar as madeixas com água morna, um enxágue com água fria é sempre bom. Sim, pode parecer um contrassenso, mas o fato é que a água fria ajuda a selar a cutícula dos fios, o que proporciona mais brilho e uma aparência mais sedosa.

8. Cortar o cabelo não o faz crescer mais forte

Esse é um daqueles mitos que, de tantas vezes repetido, acaba virando uma quase verdade. Mas, para a decepção da maioria, infelizmente não há relação direta entre cortar as pontas e a raiz do cabelo. Aparar os fios certamente eliminará as pontas duplas e quebradiças e poderá dar aquela levantada no visual. No entanto, os benefícios do corte param por aí.

Para que os cabelos cresçam fortes e saudáveis, portanto, uma série de cuidados externos e internos precisam ser tomados, começando com cuidados básicos na escolha dos produtos a serem usados, passando pelo evitar do calor excessivo e da ação mecânica sobre os fios, bem como por manter as vitaminas e minerais essenciais ao cabelo e unhas em níveis ideais no organismo.

E neste último quesito, pode contar com Lavitan Hair Cabelos e Unhas, que possui uma fórmula desenvolvida para prover os micronutrientes essenciais para auxiliar no crescimento e fortalecimento de cabelos e unhas.

Vendido em embalagens com 30 e 60 cápsulas, ele pode ser encontrado nas melhores farmácias e drogarias do país! Confira aqui!