Os alimentos que devem ser consumidos na terceira idade

Embora a alimentação saudável não seja restrita a um grupo de pessoas, os que estão na terceira idade precisam priorizar certos alimentos.

Início > Blog > Os alimentos que devem ser consumidos na terceira idade
Há 4 meses

Chegar à terceira idade com a saúde em dia é um desafio e tanto. A partir dos 50 anos, o corpo e o organismo começam a sofrer um desgaste natural, trazendo uma série de mudanças na pele, envelhecimento da voz, enfraquecimento dos ossos, diminuição muscular, perda de vitaminas e nutrientes. Nesta fase, uma alimentação saudável é imprescindível para ter uma vida tranquila.

Um levantamento realizado pelo Instituto Datafolha em 2015 revelou que o brasileiro está mudando o cardápio e adicionando alimentos naturais, como verduras, frutas e legumes. Apesar disso, poucas pessoas se preocupam com a alimentação saudável, independentemente da idade. O aumento da oferta de produtos processados contribui para isso.

Embora a alimentação saudável não seja restrita a um grupo de pessoas, os que estão na terceira idade precisam priorizar certos alimentos e até mesmo investir em suplementação vitamínica para suprir as carências que o organismo apresenta nesta fase da vida.

Além das carências, é mais comum o aparecimento de doenças na terceira idade, entre elas a hipertensão e doenças cardíacas. Infelizmente, alguns alimentos favorecem as enfermidades, como o consumo excessivo de sal, frituras em grandes quantidades e alimentos processados – cheios de açúcares e sódio.

As doenças mais comuns na velhice

 

  • Doença cardiovascular
  • Doença cerebrovascular (AVC)
  • Hipertensão arterial
  • Câncer
  • Diabetes tipo 2
  • Doença de Parkinson
  • Demência ou Alzheimer
  • Osteoporose
  • Catarata
  • Perda de audição/visão

 

 

Boa parte dessas doenças, infelizmente, estão estritamente ligadas à alimentação. Uma delas que tem crescido, também entre jovens, é a diabetes tipo 2. Outra, muito comum na terceira idade, é a osteoporose – perda acelerada de massa óssea, em que uma das causas é a baixa ingestão de cálcio e Vitamina D.

Existem alimentos que devem ser priorizados na terceira idade. Eles contêm nutrientes e vitaminas importantes para esta fase da vida. Além disso, a prática de exercícios físicos é fundamental para garantir uma vida madura saudável e cheia de vigor. Veja quais são os alimentos:

Os alimentos que devem ser consumidos na terceira idade

Gorduras boas

Conhecida por “gorduras boas”, essas substâncias protegem o coração e a memória, evitando doenças cardiovasculares e garantindo o bom funcionamento do sistema nervoso.

Onde encontrar?

Azeite de oliva;

Abacate;

Oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas);

Sementes (linhaça, chia, gergelim).

Alimentos ricos em vitamina D

Esse grupo é de suma importância para a prevenção da osteoporose e de outras doenças ósseas. A vitamina D mantém os dentes, os músculos e os ossos saudáveis, além de deixar o cérebro ativo.

Onde encontrar?

Leite;

Fígado;

Gema de ovo;

Salmão, sardinha e atum;

Couve;

Folhas de mostarda;

Brócolis.

Alimentos ricos em B12

Na terceira idade, é comum ocorrer uma diminuição na produção de ácido clorídrico no suco gástrico, o que pode comprometer o sistema nervoso central ou os músculos. Por essa razão, os alimentos ricos em vitamina B12 são essenciais nesta fase.

Onde encontrar?

Fígado;

Leite;

Ovos;

Carne.

Fibras alimentares

O intestino, nesta fase, costuma ficar “preguiçoso”. Por isso, a ingestão de fibras alimentares é tão necessária. Elas ajudam a regular a região, evitando o aparecimento de doenças.

Onde encontrar?

Cereais integrais (trigo, arroz);

Frutas;

Hortaliças;

Sementes.

Suplemento vitamínico para a terceira idade

Lavitan_Sênior

Existem diversas opções no mercado de suplementos vitamínicos para a terceira idade, mas o que mais se destaca é a fórmula exclusiva de Lavitan Sênior. Em comprimidos revestidos, o produto oferece a dosagem necessária para o organismo +50. Rico em selênio, ferro e zinco, auxilia a fortificação dos ossos,  imunidade, energia e metabolismo.

Vitaminas do Lavitan Sênior

Ao ingerir Lavitan Sênior, o consumidor aproveitará os benefícios das seguintes vitaminas:

 

  • Vitamina A
  • Vitaminas do complexo B
  • Vitamina C
  • Vitamina D
  • Vitamina E