A maioria das pessoas sabem que as vitaminas são importantes para o organismo. Apesar disso, algumas parecem não se preocupar muito com essas questões de saúde e alimentação. Já outras, até se importam, mas não sabem se estão ingerindo nutrientes suficientes diariamente. Tanto para o grupo 1 de pessoas quanto para o grupo 2, é importante ficar atento aos sinais do corpo. É a forma do próprio organismo mostrar que há deficiência de vitaminas. Eles podem aparecer, de acordo com a carência, em diversas regiões do corpo.

Devido à correria do dia a dia, as pessoas optam por comidas mais rápidas (fast-foods) ou lanches industrializados. Isso significa que nenhum nutriente está sendo consumido, provocando a carência. Mas há outras causas para a deficiência de vitaminas:

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  • Dietas rigorosas
  • Obesidade
  • Fumo
  • Gravidez
  • Mulheres em amamentação

A deficiência de vitaminas não necessariamente causa doenças, mas é a porta de entrada para elas. Sem os componentes necessários, o organismo fica sem “combustível” para se proteger contras vírus e bactérias. Por essa razão, a ingestão de vitaminas por meio de alimentos e suplementos vitamínicos é tão importante.

Caso tenha dúvidas se sofre deficiência de vitaminas, reunimos uma lista com sinais que aparecem no corpo que revelam a carência de nutrientes. O auxílio de um profissional, neste caso, também é indispensável.

Rachaduras no canto da boca

Este sinal é de deficiência de vitaminas do complexo B, principalmente B2, B3 e B12, bem como a falta de ferro e de zinco. Neste caso, a solução é aumentar o consumo de produtos ricos desses nutrientes, como salmão, ovos, atum, lentilha, amendoim, tomate seco, sementes de gergelim e acelga.

Queda de cabelo acentuada

As mulheres acreditam que a queda de cabelo acentuada está ligada aos produtos químicos utilizados. É uma das causas. Porém, talvez esteja faltando B8 ou biotina no organismo. O ideal é aumentar o consumo de alimentos ricos em biotina, como o abacate, couve-flor, frutos secos, banana, etc. Outra alternativa é investir em suplemento vitamínico para auxiliar a resolver este problema.

Cãibra nas pernas

Parece ser um sinal bobo, mas a cãibra nas pernas mostra deficiência de cálcio e potássio no organismo. Neste caso, o problema costuma ocorrer com frequência. Investir no consumo de amêndoas, maçã, verduras, bananas, abacate, etc. é o melhor caminho.

Sempre gripado (a)

Algumas pessoas ficam gripadas por muitas vezes ao ano. Isso significa que o sistema imunológico está debilitado, ou seja, há deficiência de vitamina C. Para fortalecer a imunidade, os alimentos ricos em vitamina C são laranja, kiwi, goiaba, pimentão, caju, brócolis, morango e pimentão.

Formigamento

A deficiência de vitaminas do complexo B, mais precisamente B6 e B12, também provoca formigamento em diversas regiões do corpo. Esses sintomas podem ser ampliados para depressão, fadiga, anemia, distúrbios hormonais e ansiedade.

Cegueira noturna

Causada pela deficiência de vitamina A, a cegueira noturna faz com que a pessoa fique com a visão borrada durante a noite. A cenoura é uma perfeita fonte dessa vitamina.

Como evitar a deficiência de vitaminas?

Lavitan Mais AZ

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Basicamente, investindo em alimentação saudável à base de frutas, verduras e produtos saudáveis. Na dieta, é possível complementar com suplemento vitamínico, que também é funcional e eficaz.

O Lavitan A-Z, por exemplo, reúne as vitaminas mais importantes e necessárias que o organismo necessita. O consumo diário ajuda a acelerar o metabolismo, fortalecer o sistema imunológico e proporcionar mais energia para o dia a dia.

Sinais do corpo que revelam deficiência de vitaminas
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