Como aumentar a imunidade das crianças

Você vai aprender a deixar o seu filho mais protegido contra vírus e bactérias, sem restrições e isolamento.

Início > Blog > Como aumentar a imunidade das crianças
Há 6 meses

Quem tem filhos sabe: em qualquer época do ano as crianças ficam frequentemente doentes, principalmente naquele período inicial de creche. Os pais, é claro, ficam procurando diversas maneiras de aumentar a imunidade das crianças.

As crianças de 4 meses a 3 anos de idade costumam ficar mais doentes porque estão em processo de formação do sistema imunológico – resposta defensiva do corpo.

Muitos pais erram, no entanto, em achar que isolando a criança a deixará protegida de vírus e bactérias. Pelo contrário, o excesso de limpeza e isolamento pode desenvolver alergias no pequeno.

O fato é que a criança deve, sim, ter contato com as outras, até mesmo para desenvolver a capacidade de se relacionar e interagir.

E sim! Há formas de aumentar a imunidade das crianças.

Neste artigo, você vai aprender a deixar o seu filho mais protegido contra vírus e bactérias, sem restrições e isolamento. Ele poderá se divertir como qualquer outro sem medo.

Como aumentar a imunidade da criança

Alimentação: essencial para a imunidade

É básica esta dica, mas importantíssima.

Sabemos que controlar a alimentação da criança não é fácil, por isso, é preciso paciência e, principalmente, criatividade.

Invista sempre em uma alimentação saudável, rica em nutrientes e vitaminas: legumes, verdura e frutas. Aproveite as cores desses alimentos para montar pratos coloridos ou com desenhos que chamem a atenção do pequeno.

Toda criança está em fase de desenvolvimento e, por essa razão, o ideal é evitar produtos industrializados. Essa orientação é fundamental para ela, no futuro, ser um adulto saudável.

Entre as frutas recomendadas para o sistema imunológico, estão a laranja, acerola e kiwi, que são ricas em vitamina C. As verduras, brócolis, couve e espinafre.

Outros alimentos importantes para a imunidade:

Azeite e salmão: ricos em Ômega 3, que auxilia as artérias a ficarem longe de inflamações e a imunidade do corpo.

Alho: possui nutrientes que evita gripes e resfriados.

Cebola: ajuda a prevenir doenças virais e alérgicas;

Gengibre: auxilia a tratar das inflamações na garganta e na defesa do organismo;

Vacinação é importante para imunidade

Vacinação

Muitos pais têm medo de dar vacina em seus filhos por conta dos efeitos colaterais.

Porém, é um risco enorme. As vacinas previnem os pequenos de diversas doenças graves. O ideal é conversar com o pediatra para manter o calendário de vacinação em dia.

O máximo que o pequeno pode ter em decorrência da vacina é uma leve febre e dor no local onde foi picado.

imunidade

Liberdade

Como informamos no início do artigo, o isolamento não deixará a criança mais protegida de vírus, bactérias e doenças.

Deixe o pequeno livre para explorar o mundo à sua volta. A liberdade dará mais um up no sistema imunológico da criança.

Contudo, é importante ensinar sobre as cuidados de higienes básicas, como lavar a mão antes das refeições e depois de ir ao banheiro, escovar os dentes, manter a casa limpa, etc.

 

Suplemento vitamínicos

Os suplementos vitamínicos são ótimas alternativas para os pais que querem complementar o sistema imunológico das crianças.

Um deles é o Lavitan Vitamina C, que contém a dose ideal da vitamina C para auxiliar a imunidade. Ele é em gomas mastigáveis sabor laranja. O suplemento é indicado para crianças a partir de quatro anos de idade.

Dúvidas se o suplemento faz mal a criança? Leia nosso artigo completo.

Atividades físicas

Por causa dos smartphones e videogames de última geração, boa parte das crianças fica ‘presa’ dentro de casa.

O ideal é que os pais incentivem os filhos a praticar exercícios físicos: jogar bola, brincar de correr, entre outras brincadeiras que exercitem o corpo de maneira geral.

Dentro do possível, as crianças devem ficar expostas ao sol – a luz produz naturalmente vitamina D no corpo. Contudo, lembre-se de passar protetor solar.

Os horários recomendados são antes das 10h e após às 16h.