Não é novidade para ninguém que o corpo precisa de vitaminas para funcionar corretamente. As dúvidas geralmente estão relacionadas às quantidades diárias necessárias e quais são as vitaminas mais importantes.

A quantidade, por exemplo, é de acordo com uma série de fatores como idade, sexo, presença ou não de problemas de saúde ou restrições alimentares. Neste caso, o nutricionista é o profissional ideal para tirar dúvidas.

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Já em relação às vitaminas mais importantes: todas são! O corpo necessita de nutrientes para funcionar corretamente. Porém, algumas são essenciais pois a deficiência nutritiva pode ocasionar sérios problemas de saúde. Veja na lista abaixo as consequências:

  • Queda de cabelo;
  • Mãos e pés com cócegas, formigamentos e dormência;
  • Cansaço e fadiga;
  • Ossos frágeis;
  • Baixa imunidade;
  • Anemia;
  • Problemas de fertilidade;
  • E muitos outros;

A deficiência de vitaminas não, necessariamente, provoca doenças, mas facilita a entrada delas no organismo. Por essa razão, investir no consumo das vitaminas mais importantes com alimentos e suplemento vitamínico é o caminho ideal.

Reunimos, neste artigo, as vitaminas mais importantes para o corpo, com informações sobre as fontes, benefícios para o organismo e problemas, caso haja deficiência de uma ou mais. Leia abaixo:

Vitamina C

É uma das vitaminas mais conhecidas por aumentar o sistema imunológico. Além disso, tem uma poderosa ação cicatrizante e prevenção de problemas cardíacos.

Ela também facilita a absorção do ferro, sendo perfeita para o tratamento contra a anemia.

A deficiência da Vitamina C, por sua vez, provoca sangramentos gengivais, dores de cabeça, fadiga e cicatrização lenta de machucados e feridas.

Onde encontrar Vitamina C em alimentos?

  • Tomate
  • Laranja
  • Acerola
  • Kiwi
  • Goiaba vermelha
  • Manga
  • Brócolis
  • Pimentão amarelo cru

Vitaminas do complexo B

As vitaminas B1, B2, B3, B9 e B12 (complexo B) têm funções diferentes. Apesar disso, suas combinações convertem o carboidrato e gordura em energia, auxiliam na manutenção da saúde dos sistemas neurológico e muscular, contribuem para a saúde da pele, cabelos e unhas.

Por outro lado, a deficiência do complexo B provoca anemia, falta de apetite, depressão, queda de cabelo, câimbras musculares e outros problemas.

Onde encontrar vitaminas do complexo B em alimentos?

  • B1: gema de ovo, arroz integral, feijão, peixes, pão integral, fígado, aveia, castanha-de-caju etc;
  • B2: amendoim, castanhas, lêvedo de cerveja, leite, carne, ervilhas, nozes etc;
  • B3: frutas secas, tomate, ovos, carnes magras, castanha do pará etc;
  • B5: feijão cogumelo, gérmen de trigo, salmão, etc;
  • B6: farelo de trigo, aveia, batata, melado, melão, etc;
  • B7: fígado de galinha, levedo de cerveja, gema de ovo crua, amendoim, aveia, etc;
  • B9: vísceras de animais, verduras de folhas verdes, legumes, grãos integrais, etc;
  • B12: peixes, batata, verduras verdes, ovos, leite, etc;

Vitamina A

Conhecida como a “vitamina dos olhos”, a Vitamina A tem uma função importante na visão, além de prevenir os sinais de envelhecimento. O nutriente também é um antioxidante, capaz de evitar os radicais livres no organismo.

Cegueira noturna, ressecamento ocular e alterações na pele são alguns dos sinais de deficiência da Vitamina A. Para evitar esses problemas, o ideal é investir em alimentos ricos nesse nutriente.

Onde encontrar Vitamina A em alimentos?

  • Fígado
  • Gema de ovo
  • Queijo minas
  • Batata-doce assada
  • Cenoura crua
  • Espinafre cozido
  • Mamão formosa
  • Ovo cozido

Vitamina E

Responsável por “lutar” contra as doenças cardíacas, evitando a propagação de radicais livres no organismo.

A falta de Vitamina E provoca fadiga, envelhecimento precoce, esterilidade, cabelo seco, perda de reflexos e de equilíbrio.

Onde encontrar Vitamina E em alimentos?

  • Manteiga de amendoim
  • Brócolis
  • Óleo de gérmen de trigo
  • Avelã
  • Amendoim
  • Tomate
  • Semente de girassol
  • Espinafre
  • Kiwi

Vitamina D

A Vitamina D contribui para o fortalecimento dos ossos e dentes, facilitando a absorção de cálcio no organismo. Ela previne, também, o desenvolvimento de doenças como diabetes e obesidade.

Diminuição de qualidade óssea, dor e fraqueza muscular, enfraquecimento dos ossos e osteoporose nos idosos são alguns dos sinais de deficiência de Vitamina D.

Onde encontrar Vitamina D em alimentos*?

  • Peixes
  • Ovo
  • Leite
  • Fígado
  • Queijos
  • *Exposição ao sol

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