vitaminas do complexo B

Essenciais ao metabolismo e ao bom funcionamento do corpo, as vitaminas do complexo B são uma classe de vitaminas numeradas em sequência, da B1 a B12, com algumas “janelas” entre elas, já que algumas substâncias que anteriormente eram consideradas vitaminas, como a B4, por exemplo, mudaram de classificação.

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Encontradas principalmente nas carnes, vísceras, leites e seus derivados, bem como em cereais integrais e verduras escuras, as vitaminas do complexo B são classificadas como vitaminas hidrossolúveis, ou seja, vitaminas que se dissolvem em água.

Vitaminas hidrossolúveis, no geral, não são armazenadas em quantidades suficientes pelo organismo, sendo o seu excesso eliminado principalmente por meio da urina.

Além do mais, grande parte das vitaminas do complexo não é produzida por nosso organismo, havendo a necessidade de as obter de fontes externas.

Sendo assim, há a necessidade de que estas vitaminas sejam repostas constantemente em nosso organismo, principalmente por meio de uma alimentação completa e balanceada.

No entanto, em determinados casos, há a necessidade de reposição destes importantes micronutrientes por meio do consumo de suplementos multivitamínicos.

As vitaminas do complexo B

Atualmente, são 8 as vitaminas consideradas componentes do complexo B, e cada uma delas exercem importantes papéis em nosso corpo, como por exemplo no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, na respiração celular e no correto funcionamento do sistema nervoso central. Confira agora, de forma mais detalhada, a atuação que cada uma dessas vitaminas do complexo B exercem em nosso organismo:

Vitamina B1

Também chamada de tiamina, ela atua no metabolismo de lipídios, proteínas e carboidratos e também na estimulação dos nervos periféricos. A sua deficiência no organismo pode causar uma doença chamada beribéri, que quando não tratada pode afetar o funcionamento do sistema cardiovascular e nervoso.

Vitamina B2

Necessária ao adequado funcionamento de vários mecanismos e partes do nosso corpo, a vitamina B2 atua na manutenção da pele, no revestimento do trato digestivo, na função cerebral e na formação das células sanguíneas vermelhas. Também conhecida como riboflavina, ela é encontrada em abundância nas vísceras, folhas verdes e derivados do leite.

Vitamina B3

Atua no combate ao colesterol ruim e contribui para a elevação dos níveis do colesterol bom. É importante também para a circulação e coagulação sanguínea, para o metabolismo de proteínas e carboidratos e para a respiração. A vitamina B3 também é chamada de niacina, e em baixos níveis pode causar uma doença conhecida como pelagra, que pode ocasionar inflamações na pele, feridas na boca, confusão mental e diarreia. Castanhas, carne de aves e peixes, levedo de cerveja e algumas leguminosas são boas fontes de vitamina B3;

Vitamina B5

Também conhecida como ácido pantotênico, ela possui uma atuação bastante ampla no organismo, sendo utilizada no tratamento de problemas respiratórios, colite, calvice, déficit de atenção, obesidade, distrofias musculares, depressão, problemas da pele e muitos outros. É uma vitamina encontrada em pequenas quantidades em quase todos os tipos de alimentos, daí o significado de pantotênico, do grego “pantothen” que quer dizer “em todo o lugar”. No entanto, sua principal concentração se dá em alimentos como o fígado, cogumelos, grãos integrais, ovos e semente de girassol. 

Vitamina B6

Tem importante atuação para o correto funcionamento das enzimas, que são proteínas que regulam os processos químicos do organismo. Conhecida também como piroxidina, a vitamina B6 influi no bom desenvolvimento cerebral dos bebês na gravidez e ao longo da infância, com importante atuação no sistema imunológico. A deficiência de vitamina B6 pode gerar uma série de sintomas, como a anemia, e inflamações na pele, dormências e formigamentos, confusão mental e depressão.

Vitamina B7

Conhecida também como biotina, a vitamina B7 é importante para a saúde da pele, cabelo e unhas. Também atua no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. Baixos níveis de biotina no sangue podem causar enfraquecimento dos cabelos, irritações ao redor dos olhos, nariz e boca, depressão, apatia, formigamento dos braços e pernas e alucinações. O consumo de cigarros pode ser uma causa de redução da quantidade de biotina disponível no sangue.

 Vitamina B9

É amplamente encontrada em alimentos e suplementos em sua forma sintética, o ácido fólico, e tem importante papel na criação de novas células no organismo. Apesar de todas as pessoas precisarem desta vitamina, ela é especialmente importante para mulheres em idade fértil. Isso ocorre, porque, quando disponível em boas quantidades durante a gravidez, o ácido fólico ajuda a prevenir importantes problemas congênitos no cérebro e coluna cerebral dos bebês. A vitamina B9 também atua na produção de células vermelhas do sangue e, assim, seu consumo em quantidades adequadas ajuda a prevenir o surgimento de anemias.

Vitamina B12

Exerce importante papel na manutenção da saúde dos neurônios e das células sanguíneas. É também uma vitamina que contribui de maneira significativa para a formação do DNA. Conhecida também como cobalamina, sua baixa disponibilidade pode causar uma série de problemas físicos e neurológicos, como cansaços, constipação, perda de apetite e peso, anemia megaloblástica, problemas de equilíbrio, depressão, perda de memória, confusão, demência e outros. Nos bebês, a deficiência de vitamina B12 pode causar atrasos no crescimento, problemas motores e de desenvolvimento e anemia megaloblástica. A vitamina B12 é encontrada principalmente em produtos de origem animal, como carne, peixe, fígado, ovos e leite. Pessoas que possuem uma dieta pobre ou desprovida deste tipo de alimentos, como pessoas veganas e vegetarianas, podem apresentar baixos níveis de Vitamina B12 e necessitar de suplementação, mas lembre-se sempre de procurar ajuda de um nutricionista antes de ingerir suplementação vitamínica.

Mantendo o complexo B em níveis ideais em nosso organismo

Como vimos, as vitaminas do complexo B participam de uma série de processos fundamentais em nosso corpo, exercendo uma imensa gama de funções indispensáveis à manutenção de nossa saúde física e cognitiva.

Portanto, adotar uma alimentação rica e diversificada, repleta de alimentos de origem animal, folhas verdes escuras, frutas, verduras, cogumelos e castanhas permite que estas vitaminas estejam disponíveis em quantidades adequadas em nosso organismo.

Há também uma outra fonte de vitaminas e que pode ser de grande valia quando há a impossibilidade da obtenção de todos os níveis vitamínicos necessários apenas por meio da alimentação, que é o uso de bons suplementos e tônicos multivitamínicos.

Um dos produtos de excelente qualidade e com grande aceitação de mercado é o Tônico Lavitan, que possui em sua composição ferro e três importantíssimas vitaminas do complexo B: a vitamina B6, vitamina B12 e a biotina (B7).

Desenvolvido para agradar o paladar de adultos e crianças, disponível nos sabores tradicional, morango e chocolate, o Tônico Lavitan auxilia no funcionamento do metabolismo do organismo, o que aumenta a disposição e a energia.

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