Saúde dos ossos: Idosos precisam fazer suplementação de cálcio?

Durante a terceira idade, os ossos começam a passar por um processo gradativo de perda de cálcio. Esse processo faz com que a saúde dos ossos fiquem debilitadas e se tornem mais frágeis e porosos, sendo mais suscetíveis a dores e lesões. Mas será que existe alguma maneira de retardar esse processo ou até mesmo evitá-lo? A resposta é sim! Existem práticas que podem restaurar a qualidade óssea dos idosos e nós vamos te contar todas elas.

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Tenha uma dieta balanceada

A alimentação é resposta para quase todos os problemas de saúde e, nesse caso, não poderia ser diferente. O ideal é que adultos consumam no mínimo quatro porções de alimentos ricos em cálcio, como os laticínios e as verduras verde escuras. No entanto, é importante que a preocupação com a saúde óssea exista mesmo antes da terceira idade, pois assim como qualquer prevenção, a dos ossos precisa ser gradual para ser eficaz.

Exercícios podem ajudar na saúde dos ossos

Ter uma rotina moderada de exercícios desde cedo ajuda os ossos e músculos a ficarem mais fortes. Apesar disso, caso as atividades tenham início apenas na terceira idade, é preciso que haja preocupação em desenvolver consciência corporal, ou seja, conhecer os movimentos do seu corpo e suas limitações, para evitar quedas e machucados. Ginásticas, ioga, pilates e exercícios de aeróbica são excelentes opções. Para avaliar se o idoso pode realizar essas atividades, e garantir que os exercícios tenham baixo impacto, é primordial a avaliação de um médico especialista e também de um profissional de educação física.

Suplementação de cálcio na terceira idade

Nem sempre a alimentação dá conta de oferecer a ingestão diária recomendada de cálcio, por isso a suplementação é uma alternativa para garantir os níveis adequados. Entretanto, recomenda-se que o consumo seja sempre orientado por um profissional de sua confiança. Uma opção prática e completa é o Lavitan Cálcio + D3, que associa o cálcio a vitamina D, importantíssima para a absorção do mineral.

Precavendo-se com o consumo de cálcio é possível chegar à melhor idade com ossos saudáveis e, mais importante que isso, com um corpo #Lavitaminado e cheio de disposição!